Pesquisar este blog

Área Militar

Curta a Fan Page: Martins Concursos

Siga no Twitter

WhatsApp

http://whats.link/apostias

domingo, 3 de março de 2013

Redação para concursos "Dissertação "



Atendendo aos pedidos estamos postando um modelo de dissertação para concurso.

Nota-se que ela tem 03(Três) argumentos, porém  o ideal é que você utilize apenas  02(dois) pois, quem escreve menos erra menos.

Atente para alguns conectivos que deixam a sua redação mais coesa.


Conheça nossas Apostilas e saia na frente!


Dissertação é um trabalho baseado em estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico. Dissertar é debater, discutir, questionar, expressar ponto de vista, qualquer que seja. É desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem posições.

É polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. É estabelecer relações de causa e consequência, é dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das ideias. Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias.

Tema: Participação dos jovens no cenário político Brasileiro.

Argumentos:   passeatas,  acesso a informações,    futuro. 

Embora de maneira incipiente, a juventude claramente iniciou sua participação política no país, pois,  movida não só pelo seu envolvimento nas passeatas,  maior acesso ás informações, alem de  necessitar de acreditar em um futuro promissor.

Foi confirmado o tema e exposto três argumentos.

Argumento 1.

Embora hoje o Brasil, esteja vivendo um momento de estabilidade política,  existiram  momentos em que a juventude teve que sair as ruas para mostrar a sua força política e tentar mudar os rumos do país. As passeatas que na maioria das vezes eram organizadas pelos jovens estudantes, foram responsáveis por grandes mudanças no país.  

Argumento 2.

Outro fator importante é que, devido ao grande fluxo de informação, a chamada globalização,  trouxe aos jovens informações importantíssimas sobre a política brasileira. Os jornais a internet servem como ponto de referência para a atuação da juventude de forma incisiva na política brasileira.

Argumento 3.

Além disso,  diferente do que possa-se pensar, os jovens iniciam a participação política não  só pensando em mudanças a nível de pais. O futuro deles estará ligado diretamente aos rumos que o país tomar, fato esse que leva a juventude a brigar por mudanças políticas no país.

Conclusão.

Levando em consideração aos fatos mencionados, somos levados a acreditar que a juventude vem participando de forma efetiva na vida política.  Com suas participações em passeatas e de olho no futuro, dão um passo importante para o desenvolvimento do país. Pois participação efetiva  desta enorme classe dá rumos promissores a qualquer país.

Agora deixo para vocês um tema para prática.
EXEMPLO:

Luta-se por ideais no ardor dos vinte anos; difícil é manter a chama, quando a mocidade passa.
 
Alguns Argumentos para ajudar.  

Estabilidade,   desmotivação,    individualismo. 








Boa sorte.
Martins Concursos.









3 comentários: