Pesquisar este blog

Área Militar

Curta a Fan Page: Martins Concursos

Siga no Twitter

WhatsApp

http://whats.link/apostias

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Concursos públicos 2019: milhares de vagas previstas



Ano está apenas começando e há previsão de abertura de concursos, tanto no âmbito nacional, quanto municipal e estadual, além do DF.

O ano de 2019, apesar de sinalizações de cautela dadas pelo atual governo federal, pode ser ainda promissor no tocante à realização de bons concursos. Passada a euforia dos primeiros 100 dias de governo, a tendência será o governo centralizar nos concursos nacionais mais importantes.


Um dos editais mais esperados do ano, sem dúvidas, é o do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O pedido já encaminhado ao - agora - Ministério da Economia, teve alguns avanços e é provável que uma autorização saia até o final deste semestre.

O pedido inicial seria da ordem de 7,8 mil novas vagas. No entanto, a autorização a ser dada conterá provavelmente um número bem maior de vagas: aproximadamente, 17 mil, para todo o país, de acordo com um superintendente do órgão.

ANA – Agência Nacional de Águas poderá também abrir concurso para preencher, pelo menos, 91 novas vagas. O pedido segue em tramitação, com previsão de vagas para os níveis médio e superior.

Os cargos da Agência serão Técnico Administrativo, Especialista em Recursos Hídricos, Analista Administrativo e Especialista em Geoprocessamento.

No Judiciário, o mais breve concurso previsto é o do TCU - Tribunal de Contas da União, com cerca de 20 vagas iniciais, a serem preenchidas ao longo do ano de 2019. Esse certame já estava previsto na Lei Orçamentária 2019.

A expectativa é de que devam surgir vagas para Técnico e Auditor, de níveis médio e superior, respectivamente.  O valor da remuneração para o cargo de Técnico Federal é, atualmente, de cerca de R$ 12,6 mil, inicialmente, enquanto que para Auditor Federal é de aproximadamente R$ 21.947, ambos com jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Com uma carência de funcionários há alguns anos, os Correios necessitam preencher vagas o mais breve possível. Como ainda não há previsão de edital, resta aos candidatos continuar estudando.

No IBGE é esperado que em 2019 sejam deliberadas as autorizações para as milhares de vagas temporárias necessárias à realização do Censo 2020.

Mas não apenas isso: existe a previsão de um novo concurso no órgão, com pedido protocolado há cerca de dois anos.

Se dependesse do IBGE, um concurso com pelo menos 1.800 vagas efetivas seria lançado o quanto antes. 1.200 seriam para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas e 600 para Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário