Pesquisar este blog

Área Militar

Curta a Fan Page: Martins Concursos

Siga no Twitter

WhatsApp

http://whats.link/apostias

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Curso Superior Sequencial (4 Meses) aceito pela PMMG


Saiba o que é e como funciona o curso superior sequencial

O termo “curso sequencial” foi incorporado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como uma das modalidades de ensino superior. O curso superiorsequencial oferece formação técnica de nível superior em um período mínimo de dois anos e, justamente pela rapidez na formação profissional, tem sido cada vez mais procurado por estudantes de nível médio, porque permite a entrada mais cedo no mercado de trabalho.
 É um curso superior, porém sem caráter de graduação, que busca uma formação específica em um determinado “campo do saber” e não em “uma área de conhecimento e suas habilitações”.

Oferece um certificado de complementação de estudos ou um diploma de formação específica, podendo ser feito antes, durante ou depois de um curso de graduação e não precisa obedecer ao ano letivo. As disciplinas de um curso sequencial podem ser aproveitadas em uma graduação superior, conforme o currículo, dependendo da instituição de ensino superior; porém, para o ingresso, haverá processo seletivo.

Terminado um curso sequencial, o estudante poderá fazer pós-graduação “lato sensu” (sem defesa de tese), mas não “stricto sensu” (mestrado ou doutorado).


Existem dois tipos de cursos sequenciais:

Curso Sequencial de Complementação de Estudos, individual ou coletivo, com certificado em certo campo do saber e sem exigência de graduação;

Curso Sequencial de Formação Específica, sem destinação coletiva e com diploma
Considerando-se concursos públicos, que especifiquem apenas o requisito de ser portador de diploma superior, os formados em um curso sequencial superior poderão se inscrever.

A regulamentação das profissões e a habilitação para o exercício profissional são atribuições dos órgãos de classe e conselhos profissionais. Como exemplos de carreiras oferecidas por cursos sequenciais, podemos citar:

comunicação,
gestão escolar,
gestão e planejamento de marketing e vendas,
gastronomia,
cosmetologia,
administração hoteleira,
criação de websites, entre outras.

Prefere fazer um curso superior tradicional? Descubra onde estudar!
Se você descobriu o que é um curso sequencial e viu que não tem a ver com seus planos profissionais, não desanime!

Há ainda um mundo de opções de cursos superiores, em grau de bacharelado (mais completos e longos), de licenciatura (para quem quer ser professor) e de tecnólogo (para quem tem pressa de entrar no mercado de trabalho).

Independentemente do curso que você escolher, fique de olho em um detalhe: somente faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) podem emitir diplomas válidos formalmente em todo o Brasil.
Separamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC para você conhecer:


Fonte:mundovestibular

Nenhum comentário:

Postar um comentário