Pesquisar este blog

Área Militar

Curta a Fan Page: Martins Concursos

Siga no Twitter

WhatsApp

http://whats.link/apostias

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Entenda a diferença entre trabalho e profissão?

 Nem todo mundo sabe qual a diferença entre trabalho e profissão, mas ela existe, pode acreditar! O trabalho é uma atividade que exercemos em específico, já a profissão se refere à área em que atuamos, ou seja, nossa ocupação profissional, a qual requer uma especializaçãoformal.

 Ainda está complicado de entender? Afinal, é muito importante que você entenda a diferença entre trabalho e profissão para que possa fazer as escolhas certas e construir uma carreira de sucesso.

 Então, continue lendo e entenda o conceito desses dois termos, a importância de pensar em sua carreira em longo prazo e o que fazer para ser um profissional de sucesso, independentemente do ramo em que você deseja atuar. Vamos lá?

 Afinal, qual é a diferença entre trabalho e profissão?

Conforme explicamos na introdução, existe diferença entre trabalho e profissão. Embora esses termos estejam relacionados e envolvam a carreira de uma pessoa, eles apresentam pontos em particular. Assim, é fundamental que você reflita a respeito disso para que consiga alcançar a realização profissional. Veja mais a seguir!

 O trabalho

Perceba que a palavra “trabalho” é utilizada para designar incontáveis atividades. Podemos fazer um trabalho da faculdade, voluntário, social ou até mesmo doméstico. Sendo assim, trabalhar se refere a exercer uma determinada atividade que pode ou não ser remunerada. Entendeu?

 Esse termo é utilizado, inclusive, para se referir às tarefas que muitas vezes são realizadas para entretenimento, como os trabalhos manuais. Dessa forma, uma pessoa pode trabalhar visando apenas o retorno financeiro ou fazer isso por puro prazer, para oferecer uma contribuição social, realizar um sonho, deixar o seu legado e assim por diante.

 É válido ressaltar que nem sempre é adequado nos referimos a um emprego como sendo um trabalho. Isso porque estar empregado significa ter uma ocupação formal em uma determinada empresa. Ali, são desenvolvidas tarefas de acordo com a função que deve ser exercida, ou seja, a pessoa desempenha um trabalho por meio do emprego.

 A profissão

No caso da profissão, ela está relacionada à área de atividade em que um determinado indivíduo adquire expertise. Desse modo, para se referir a si como um profissional, é preciso ter determinados pré-requisitos e atender a exigências em relação às competências que o tornam um especialista.

 Sendo assim, a profissão de uma pessoa é definida pelo conhecimento que ela adquire por meio de cursos, especializações e da experiência, que podem comprovar e formalizar as suas habilidades.

 De toda forma, embora haja essa diferença em relação ao trabalho, há quem se especialize em uma área, como Direito, porque tem o sonho de trabalhar nesse ramo, construir uma carreira e deixar seu legado.

 Como você pode ver, embora exista diferença entre trabalho e profissão, em diversos momentos esses termos estão diretamente relacionados, e até mesmo dependem um do outro para que seja possível que o indivíduo atinja os objetivos, as metas e o sucesso que almeja.


 Qual é a importância de pensar na carreira em longo prazo?

Agora que entendeu qual é a diferença entre trabalho e profissão, falaremos sobre o quanto é importante pensar na sua carreira em longo prazo. Continue acompanhando! 

Existem diferentes formas de uma pessoa exercer um trabalho. Ao ocupar determinada vaga de emprego, ela trabalhará, mas isso não significa que será um profissional ou que esteja construindo uma carreira.

 Afinal, você pode trabalhar, por exemplo, como atendente de um supermercado, recepcionista de uma clínica ou até mesmo por conta própria, fazendo bolos, salgados ou consertando equipamentos eletrônicos. Mas isso não significa que essa seja sua profissão.

 É muito comum vermos pessoas em um determinado emprego visando apenas o salário. Isso não é errado, porque, muitas vezes, é preciso exercer essa função a fim de buscar uma especialização que ajude você a se tornar um profissional da área na qual realmente deseja trabalhar.

 Por isso, você precisa pensar em sua carreira em longo prazo, uma vez que apenas o fato de estar empregado não significa que alcançará o sucesso profissional. O ideal é se especializar por meio de cursos para ter uma profissão de sucesso e, assim, conquistar um lugar de destaque na área dos seus sonhos.

 Não há nada de errado em ser o atendente do supermercado. Mas talvez você queira chegar à gerência, então, deve pensar em sua carreira para acelerar esse processo. Isso fica bem mais fácil quando você se torna um profissional apto a concorrer a uma vaga como essa.

Fonte Pitagoras!



Nenhum comentário:

Postar um comentário